Dores nas articulações pioram no frio?

É bastante comum ouvir por aí algumas pessoas reclamando que sentem dores quando o clima esfria. Embora muitas pessoas acreditem que isso é mito, a explicação vem da medicina. O tempo frio faz com que as articulações de pessoas com artrose doam mais.
Lugares com clima mais quente diminuem a dor articular, como também nas articulações de quem tem artrose e as doenças respiratórias. Isso é fato!
Outro fato interessante é que as articulações de quem tem artrose ou ossos que sofreram alguma fratura, costumam doer mais quando está para chover.
A explicação vem da ciência. Quando o tempo está fechando e está próximo de chover, ocorre uma mudança da pressão atmosférica e muitas vezes a pressão intraóssea de uma articulação, que está com desgaste de um osso que teve uma fratura, não consegue se equilibrar na velocidade adequada, na velocidade rápida o suficiente a essa mudança de pressão atmosférica de quando está pra chover.
Santa bolsa de água quente!
Um dos recursos que podem ser utilizados por quem sofre destes problemas é a famosa bolsa de água quente, pois a artrose prefere o calor.
Mas, diante da dor, devemos usar o frio ou o calor?
Se você realizou algum exercício, teve um traumatismo, ou aquela articulação que tem artrose está doendo logo após o exercício, colocar gelo é uma boa alternativa. Mas se você tem artrose e a dor aparece sem estar relacionada a atividade física, o calor será melhor.
De olho na atividade física
Exercitar-se é sempre uma boa alternativa, em qualquer idade. Durante a prática, principalmente para as pessoas que sofrem com artrose em um grau médio, por exemplo, o corpo aquece, aumenta a lubrificação e a flexibilidade do tecido de colágeno, que fica mais flexível por conta da temperatura. A lubrificação daquela articulação aumenta no início da atividade física e com corpo aquecido diminui os sintomas. Quanto menos movimento, menos lubrificação e elasticidade do colágeno e mais dor articular.