Osteoporose: Prevenção, tratamento e o papel das próteses ortopédicas cirúrgicas

A osteoporose é uma doença silenciosa e insidiosa que geralmente progride lentamente até atingir os estágios avançados. Estima-se que quase metade de todas as mulheres com mais de 50 anos de idade têm algum grau de osteoporose.
Portanto, esta condição representa um grande problema de saúde pública em todo o mundo. Devido ao envelhecimento da população e ao estilo de vida sedentário, a prevalência da osteoporose aumentou drasticamente, tornando-se uma das doenças mais comuns em adultos idosos e levando a um aumento das fraturas de fragilidade.
Na verdade, mais de 2,4 milhões de pessoas sofrem de fraturas osteoporóticas todos os anos no Brasil. Neste artigo a Ortoart oferece uma visão sobre os diferentes tipos de próteses ortopédicas cirúrgicas disponíveis para pacientes que sofrem de osteoporose; suas estratégias de prevenção, tratamento e gerenciamento.
O que é Osteoporose?
A osteoporose é uma doença caracterizada por baixa massa óssea e deterioração estrutural do tecido ósseo, o que leva a um aumento da fragilidade óssea e do risco de fraturas. Esta condição afeta aproximadamente 50 milhões de pessoas nos Estados Unidos, com uma idade média de 60 anos ao diagnóstico. O risco de osteoporose aumenta com a idade, e é mais comum em mulheres do que em homens. Embora a osteoporose possa afetar pessoas de todas as raças e etnias, ela é mais prevalente em mulheres caucasianas, asiáticas e nativas americanas.
Etiologia e fatores de risco para osteoporose
A osteoporose é a razão mais comum de fraturas de fragilidade e incapacidade a longo prazo. Uma diminuição da massa óssea e um aumento da fragilidade óssea são fatores de risco significativos para o desenvolvimento da osteoporose. O osso é tecido vivo, que está em constante remodelação. A remodelação óssea ocorre através dos processos de formação e reabsorção dos ossos. O envelhecimento leva a uma diminuição da formação óssea e a um aumento da reabsorção, o que resulta em perda óssea e uma maior suscetibilidade a fraturas. A perda óssea é maior na coluna vertebral, quadril e pulsos. Outros fatores de risco para a osteoporose incluem genética, dieta, estilo de vida e outras doenças.
Opções de tratamento para pacientes com osteoporose
As medidas para prevenir e tratar a osteoporose são os primeiros passos para prevenir fraturas de fragilidade. O tratamento depende do grau de perda óssea, do risco de fratura e da qualidade de vida do paciente. O objetivo do tratamento é aumentar a massa óssea, prevenir novas perdas ósseas e reduzir o risco de fraturas. O aspecto mais importante do tratamento é evitar quedas, que são a principal causa de fraturas ósseas em pessoas idosas. Calçados adequados, iluminação em casa, um ambiente seguro e dispositivos de assistência podem ajudar a prevenir quedas. Se os tratamentos não cirúrgicos não forem bem-sucedidos, ou se doenças como o câncer estiverem impedindo os pacientes de se submeter a terapias convencionais, o tratamento cirúrgico pode ser indicado. Para pacientes com osteoporose grave, a cirurgia pode ser recomendada. Ela pode ajudar a corrigir quaisquer deformidades ou anormalidades que possam predispor os pacientes a fraturas.
Terapias de restauração da densidade óssea e o papel do exercício
As terapias que aumentam a densidade óssea incluem bisfosfonatos, hormônio paratireoide (PTH), estrogênio, moduladores seletivos dos receptores de estrogênio (SERMs), calcitonina e estrôncio. Os bisfosfonatos são os medicamentos mais utilizados para o tratamento e prevenção da osteoporose. Embora a maioria dos pacientes responda a esses medicamentos, alguns não respondem adequadamente ou experimentam efeitos colaterais, tais como angústia gastrointestinal. Para os pacientes que não respondem aos bisfosfonatos, PTH e estrogênio são as próximas opções. Para os pacientes que não respondem a estas terapias, outras terapias incluem SERMs, calcitonina, estrôncio e raloxifeno.
Tratamento cirúrgico com prótese
Os procedimentos cirúrgicos para tratar a osteoporose incluem o aumento vertebral, a fusão vertebral e a substituição das articulações. O aumento vertebral é usado para tratar a estenose lombar espinhal, uma condição que causa dor e fraqueza na região lombar. O aumento pode ser realizado utilizando enxertos ósseos, substitutos de enxertos ósseos sintéticos ou cimentos. A fusão vertebral é realizada para tratar deformidades da coluna vertebral conhecidas como cifose ou escoliose. Um enxerto ósseo ou material sintético é usado para fundir as vértebras. Embora estes procedimentos sejam tratamentos eficazes para a osteoporose, eles são invasivos e trazem o risco de complicações como infecção, coágulos de sangue e falha de implantes.
Substituição do quadril no tratamento da osteoporose
Com o envelhecimento da população, doenças degenerativas das articulações, como a osteoartrose, estão se tornando cada vez mais comuns. Embora a substituição do quadril tenha sido comprovada como um tratamento eficaz para a osteoartrite, ela também é usada para pacientes que sofrem de osteoporose avançada. Este tipo de cirurgia envolve a remoção da cartilagem defeituosa da articulação do quadril e sua substituição com um implante artificial. Ao substituir a articulação doente e danificada, o risco de fratura é significativamente reduzido, melhorando a qualidade de vida do paciente.
Substituição do joelho no tratamento da osteoporose
A substituição do joelho é um tratamento comum para pacientes com osteoartrose. Também é utilizado para pacientes com osteoporose grave. Ao remover a articulação doente e substituí-la por uma articulação artificial, o movimento e a função são melhorados, reduzindo o risco de fraturas. À medida que a osteoporose progride, os pacientes tendem a inclinar-se, inclinar-se para frente e caminhar com passos encurtados. A cirurgia de substituição do joelho permite que os pacientes caminhem de pé, melhorando sua qualidade de vida em geral.
A osteoporose é uma condição comum que afeta milhões de pessoas. Ela pode ser prevenida mantendo um estilo de vida saudável que inclui nutrição adequada, exercício regular e sono suficiente. O tratamento da osteoporose inclui medicação, dieta e exercícios. Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária para tratar os sintomas da osteoporose. Conheça nossos produtos clicando aqui ou fale com um de nossos colaboradores para saber mais.