Você sabe o que é o cotovelo de tenista?
Sua saúde é prioridade, e por isso a Ortoart, maior distribuidor de próteses ortopédicas cirúrgicas do sul do país, explica tudo sobre como cuidar de seu corpo e evitar o desgaste desnecessário de músculos, ossos, juntas e tendões.
Que tal falarmos de uma lesão bastante conhecida, a chamada cotovelo de tenista? Ela não é exclusividade de quem pratica esse esporte e pode ocorrer em diversas idades.
A causa exata do cotovelo de tenista é desconhecida, mas existem várias causas potenciais. As mais prováveis são o uso excessivo dos braços, movimentos repetitivos e outros efeitos no cotovelo.
A doença do cotovelo de tenista é um problema de saúde que prejudica o desempenho e causa bastante dor. Ela afeta a própria articulação do cotovelo, bem como os músculos e tendões circundantes.
Como todos os tendões estão ligados aos músculos e ossos circundantes, o cotovelo de tenista pode afetar não apenas a própria articulação do cotovelo, mas também outras partes do corpo.
Pode ser debilitante para os jogadores de tênis, muitas vezes exigindo tratamento e reabilitação extensos, inclusive com a colocação de próteses. Então, o que causa isso?
FATOS RÁPIDOS SOBRE O COTOVELO DE TENISTA:
- A maioria dos casos de cotovelo de tenista está ligada ao uso excessivo da mão.
- A condição é caracterizada por dor e inflamação do epicôndilo medial.
- Na maioria dos casos, o cotovelo de tenista não é causado por nenhum problema estrutural no cotovelo, embora isso possa ocorrer em alguns casos.
- Cotovelo de tenista normalmente se resolve sozinho com tempo e descanso.
Mas afinal o que é cotovelo de tenista?
Cotovelo de tenista pode levar ao inchaço dos dedos e pulsos e afetar várias partes do corpo, desde o pulso até o ombro e o cotovelo. A condição é o resultado de estresse repetitivo no cotovelo.
Isso ocorre quando os jogadores atingem uma bola de tênis com uma raquete.
O movimento repetitivo de balançar a raquete e bater na bola repetidamente pode fazer com que o tecido se rasgue.
No entanto, muitos outros fatores também contribuem para o cotovelo de tenista.
Os jogadores de tênis geralmente desenvolvem a condição após vários anos de uso excessivo, embora também possa se desenvolver após um curto período de tempo ou um único incidente.
A fase inicial do cotovelo de tenista é mais provável de acontecer quando um jogador começa a treinar ou jogar pela primeira vez.
Após o período inicial, a condição geralmente desaparece à medida que o jogador se acostuma mais com as demandas do esporte.
Movimento repetitivo
Os jogadores de tênis podem se acostumar demais com os movimentos necessários para praticar o esporte e os movimentos repetitivos podem causar danos aos tendões e ligamentos do cotovelo.
Esse tipo de lesão é mais comum em jogadores que praticam o esporte há muitos anos e foram expostos a uma quantidade excessiva de movimentos repetitivos.
Fatores de risco
Os tenistas que tendem a ter músculos e tendões fracos do antebraço podem ser mais propensos ao cotovelo de tenista.
Músculos e tendões fortes do antebraço são necessários para segurar a raquete e fazer contato com a bola. Se o músculo e o tendão estiverem fracos, pode ocorrer uma lesão no cotovelo.
Outros fatores de risco incluem:
- agitação frequente da mão ao jogar;
- pouco movimento do antebraço em um jogo de tênis;
- subutilização do cotovelo, para que não fique mais forte ou mais flexível;
- usar uma raquete molhada e uma combinação de posições de raquete e mão, e usando uma bola que quica mais forte do que o normal;
- altas cargas de treinamento.
As lesões em tendões hoje podem ser tratadas com medicamentos e até mesmo com próteses que recuperam e podem, muitas vezes, substituir um elemento do corpo humano.
Saiba mais sobre a tecnologia por trás das próteses distribuídas pela Ortoart, clicando aqui.